Mandaçaia: conheça as peculiaridades dessas abelhas!

Operárias colocando ovos? Zangões trabalhando nas colmeias? Sim! Isso acontece nas colmeias de Mandaçaias

Mandaçaia: conheça as peculiaridades dessas abelhas!

Mandaçaia é uma palavra indígena que significa “vigia bonito” (mandá: vigia) (çai: bonito), fato este por se observar no orifício de entrada da colmeia uma abelha sempre presente, ou seja, a vigia.

Esta espécie de abelha possui excelentes características para ser criada racionalmente e conta com uma incidência maior em várias regiões do país, indo desde o Paraná até o Estado da Bahia. Porém, é nas regiões secas, principalmente na Bahia, que as encontramos em maior quantidade.

A Mandaçaia constrói seus ninhos em ocos de troncos de árvores, numa altitude mediana. A entrada do ninho é construída com geoprópolis – uma mistura de barro com resinas extraídas das plantas.

O ninho desta abelha possui uma população bem menor em relação à Apis mellifera, não chegando a ultrapassar 2.000 abelhas; normalmente encontramos famílias somente com centenas de indivíduos.

A Mandaçaia é uma abelha muito mansa, mas costuma repelir os intrusos com um movimento bastante intenso em redor do possível inimigo, chegando a mordiscar com suas fortes mandíbulas.

Em colônia de Mandaçaia, as operárias têm seus ovários desenvolvidos e muitas vezes podem fazer postura. Geralmente os ovos de operárias postos antes da postura da rainha são ingeridos pela mesma, e os ovos postos após a postura da rainha darão origem a zangões (machos).

Os machos de Mandaçaia, ao contrário dos de Apis mellifera, podem realizar algum tipo de trabalho na colônia, como por exemplo, a desidratação do néctar, mas sua principal função nas colônias é fecundar a rainha, durante o voo nupcial.

O mel produzido pela Mandaçaia é procurado pelo seu agradável sabor não enjoativo. É bastante liquefeito devido ao alto teor de umidade, fato este que requer que o mesmo fique armazenado sob refrigeração, para evitar a fermentação.

Na natureza, a Mandaçaia pode produzir de 1,5 a 2,0 litros de mel em épocas de boa florada, criada racionalmente a produção pode aumentar.

 
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Apicultura

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 30-03-2023 Apicultura

Deixe um Comentário

Comentários

ELINALDO FARIA DE ALMEIDA

20-05-2024

Procurando informações sobre melicultores

Resposta do Portal Agropecuário

20-05-2024

Olá, Elinaldo Faria de Almeida! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT