Receita de Galinha Caipira à Moda Piauiense

A Galinha Caipira à Moda Piauiense é um prato típico nordestino, geralmente acompanhado de pirão


Uma das principais regiões onde se cria frango e galinha caipira é o Nordeste. Por isso, é bastante comum você encontrar em alguns estados nordestinos um delicioso prato feito com galinha caipira e pirão, principalmente no estado do Piauí.  Pensando em você, amante da culinária brasileira, escolhemos uma receita de fácil preparo e com sabor de dar água na boca: Galinha Caipira à Moda Piauiense.


Siga abaixo o passo a passo da receita e chame seus familiares e amigos para saborearem esse tradicional prato nordestino.


Ingredientes

- 2 kg de galinha caipira em pedaços;
- 2 cebolas picadinhas;
- 1 pimentão picadinho;
- 2 tomates, sem pele, picadinhos;
- 4 dentes de alho amassados;
- Coentro e cebolinha a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- Sal a gosto;
- Óleo o quanto baste;
- Colorau o quanto baste;
- Farinha de mandioca o quanto baste.


Modo de preparo

Aqueça o óleo e doure o alho e a cebola em uma panela de pressão grande. Adicione o sal e o colorau. Disponha os pedaços da galinha caipira e deixe fritar bem. Acrescente os tomates picadinhos, o pimentão, a pimenta-do-reino e misture bem. Cozinhe por 10 minutos na panela de pressão. Abra a panela e acrescente 1 e ½ litros de água fervente. Cozinhe na pressão por mais 30 minutos, até que a carne fique bem macia. Por fim, desligue o fogo e acrescente o coentro e a cebolinha picadinhos.


Para fazer o pirão, retire parte do caldo que se formou durante o cozimento da galinha. Deixe amornar um pouco. Em uma panela, disponha esse caldo, tempere e vá adicionando a farinha. Isso deve ser feito aos poucos para que o pirão não endureça. Sua consistência deve ser firme, mas não dura. Sirva acompanhado com arroz branco e bom apetite! Uma pimentinha também vai muito bem!


Por Andréa Oliveira.
Fontes: G1 e Wikipédia.

Andréa Oliveira 04-05-2015 Culinária

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.