Como aumentar a eficiência e produtividade no confinamento de bovinos?

Práticas importantes para o sucesso no manejo e confinamento de bovinos


O conceito de confinamento é fundamentado em duas premissas principais: ser uma atividade isolada, ou seja, com o intuito apenas de investimento, ou ser usado como estratégia para desafogar as produções nas pastagens e aumentar a sua eficiência (arrobas/hectare/ano), explica o Prof. Gilmar Ferreira Prado, do Curso Alimentação de Bovinos de Corte.


Qualquer que seja a opção, em termos de objetivos, a rotina do confinamento segue procedimentos muito bem estabelecidos, planejados e desenvolvidos em função das instalações, do tipo de animal criado e do produto desejado.


O funcionamento de um confinamento não pode ser compreendido apenas como o período em que os bovinos estão nos currais, ganhando peso. Muitas atividades são desenvolvidas previamente para viabilizar os 120 dias em que um lote de novilhos é manejado no curral.


Para operar, um confinamento depende, primeiramente, da implantação da infraestrutura necessária e da sua manutenção, tendo como estrutura básica o curral de confinamento. Além disso, como já abordado, deve ser planejada a alimentação dos animais confinados, tanto em relação aos alimentos volumosos quanto aos concentrados.


Os currais de confinamento devem ser preparados previamente. As divisórias/cercas que delimitam os currais têm de estar intactas. Os cochos deverão estar em bom estado, e os bebedouros, funcionando corretamente. Deve ser dada atenção à fonte de água utilizada, cuidando para que ela garanta o volume de água necessário diariamente.


Quanto aos animais, deverá ser feito o planejamento prévio sobre quais serão confinados, uma vez que eles deverão apresentar potencial genético para a engorda acelerada no confinamento e deverão ser criados de maneira que, no momento da entrada no confinamento, estejam com o peso mínimo adequado. Ainda, para que o produto do confinamento tenha melhor aceitação no mercado, os animais escolhidos deverão ter genética para a produção de carcaças com boa conformação, maior rendimento em carne e adequada cobertura de gordura.


Também faz parte do planejamento propiciar condições para que a propriedade esteja preparada para a execução das operações de manejo de rotina, como os cuidados com a saúde dos animais e a oferta de alimentação adequada em termos de quantidade, qualidade e frequência disciplinada de tratos.


Assim que ocupam os currais, os novilhos passam a receber alimentação balanceada, na forma de ração completa, que é uma mistura de alimentos volumosos e concentrados, contendo os ingredientes previstos na formulação pré-definida e que devem ser misturados de forma homogênea.


O alimento será fornecido ao longo de todo o dia, com os cochos sendo completados periodicamente, de forma que os animais tenham alimento disponível para consumo à vontade, todo o tempo, sendo necessário um monitoramento do consumo para que não falte alimento e para que não ocorra desperdício.


Como Aumentar a Eficiência e Produtividade no Confinamento de Bovinos?

A capacitação profissional na área de avicultura torna-se um pilar de sucesso, proporcionando conhecimentos abrangentes, atuais e confiáveis sobre todas as técnicas necessárias para alcançar o sucesso. Curso Alimentação de Bovinos de Corte é a melhor opção para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça agora os Cursos na Área Gado de Corte.
Por: Thiago de Faria

Thiago de Faria Ribeiro 30-03-2024 Bovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.