Motivos para investir na energia solar

A energia solar é mais sustentável, mais eficiente e garante bons resultados no meio urbano e rural!

Motivos para investir na energia solar    Artigo CPT

Existem várias fontes de energia alternativas que podem ser adotadas na sua fazenda, ou mesmo em cidades! Energias alternativas costumam ser mais sustentáveis, causam menos poluição e algumas delas geram resultados incríveis, esse é o caso da energia solar, captada por painéis que captam a energia luminosa do sol transformando em energia elétrica, afirma o professor Nelson Fernandes Maciel do Curso CPT de Energia Solar para Geração de Energia Elétrica no Meio Rural.


Vantagens da energia solar
As principais vantagens obtidas pelos sistemas solares de fornecimento de energia elétrica são as seguintes:

a) A energia solar é a solução para levar a eletricidade a locais onde o acesso à rede convencional é difícil, ou o fornecimento é feito de maneira precária. É cada vez mais utilizada para a iluminação e a comunicação rural, bombeamento de água e eletrificação de cercas para gado. Postos de saúde, em locais isolados, também se beneficiam da Energia Solar. Com a utilização de painéis solares, é possível abastecer refrigeradores para a conservação de vacinas, prover iluminação, comunicação, dentre outros. Graças à explosão da demanda, verificada nos últimos anos, existem nesses países, diversas organizações, grupos de usuários e revistas especializadas em geração independente de energia.

b) A Energia Solar é aplicável em quaisquer circunstâncias. Graças à sua modularidade, portabilidade e simplicidade de instalação, ela pode, ainda, ser aplicada a diversas outras áreas de atividade, como:
♦ Repetidoras remotas de rádio e TV;
♦ Camping, moto-homes e barcos de passeio;
♦ Dessalinização de água;
♦ Iluminação pública;
♦ Sinalização marítima; e
♦ Abastecimento de campos avançados, militares e científicos.

c) É uma energia limpa, pois a geração, a captação, a transformação e o aproveitamento não envolvem nenhum tipo de poluição. Portanto, a energia solar, diferente do que acontece com outras formas de energia, é limpa, não apresentando nenhum tipo de poluição ao meio ambiente.

d) Simples instalação: os painéis solares e os demais equipamentos utilizados para captação, conversão e aproveitamento da energia solar são muito facilmente instalados, não necessitando, portanto, de assistência técnica.

e) Manutenção mínima: os módulos solares não sofrem nenhum tipo de desgaste, nem consomem matéria-prima, no processo de captação da energia solar e transformação para energia elétrica. Por isso, a manutenção se restringe apenas à realização de limpezas, quando houver incrustações de material (poeira, folhas secas, mofos), que possam afetar a transparência do vidro dos painéis e a sensibilidade do mesmo.

f) Vida útil prolongada: existe, no Brasil, a constatação de vários sistemas solares, instalados há mais de 25 anos, em perfeitas condições de funcionamento.

g) Permite sua autossuficiência energética: os sistemas solares para fornecimento de energia elétrica, quando bem dimensionados, e devidamente instalados, permitem autossuficiência no fornecimento de energia elétrica, mesmo em dias nublados. Portanto, é um sistema que não traz nenhum desconforto para os seus usuários, desde que cuidados simples sejam tomados.

h) “O Sol brilha para todos”! Fazendo jus a esse ditado, praticamente todas as pessoas poderão usufruir da energia solar. Apenas as regiões geladas do Globo, que se encontram além dos círculos polares, têm restrições quanto ao uso da energia solar.

i) Sem conta de energia ao final do mês; pois o consumo de energia solar é gratuito. Assim, os investimentos iniciais, para a instalação do sistema,que poderão parecer elevados, são distribuídos, ao longo de vários anos, correspondendo a um baixíssimo custo mensal de energia elétrica.

Assim, basicamente, a transformação da radiação solar em energia elétrica ocorre porque a radiação solar, incidindo em um painel, constituído de material semicondutor, causa uma diferença de potencial que, por sua vez, gera uma corrente contínua. Essa corrente elétrica poderá ser utilizada para acionar cargas, diretamente, ou poderá ser armazenada em baterias para uso posterior


Conheça os Cursos CPT da Área Energia.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 31-03-2022 Energia Alternativa

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.