Confira as melhores espécies de pastagem para o rebanho

As melhores pastagens para o rebanho bovino vão do Capim Mombaça ao Brachiarão

Confira as melhores espécies de pastagem para o rebanho

Nas fazendas pecuárias distribuídas pelo Brasil, a escolha da melhor pastagem para o rebanho bovino é fundamental para otimizar o desempenho produtivo dos bovinos de corte. Primeiramente, é preciso que o pecuarista determine a finalidade da pastagem, se direcionada para animais de cria, recria, engorda ou terminação. Limitar a área de pastejo com arame (divisão em piquetes) é uma prática indispensável para não degradar a pastagem.

Além disso, para o bom desenvolvimento da forrageira, o pecuarista deve considerar alguns fatores indispensáveis, como fotoperíodo (tempo de exposição à luz solar), índice pluviométrico (volume de chuvas) e temperatura média da região. Mesmo porque o clima da região deve ser favorável à espécie de pastagem.

Mas quais as melhores espécies de pastagens para o rebanho no Brasil?

Capim Mombaça


O Capim Mombaça se adapta a várias condições climáticas, com grande potencial produtivo.  Entretanto, o solo deve apresentar boa fertilidade para que essa forrageira se desenvolva bem. Embora os custos com fertilizantes sejam relativamente altos, os resultados compensam, já que o rebanho é nutrido com pastagem de excelente qualidade, o que melhora a sua performance produtiva.

Brachiaria humidicola


O Brachiaria humidicola é ideal para ser cultivado na região Norte e no Pantanal. Mesmo porque essa espécie de pastagem se desenvolve bem em solos com alto teor de umidade ou encharcados. Na verdade, essa forrageira consegue permanecer submersa sem maiores problemas. Outra vantagem do capim humidícola é a facilidade de adaptação a solos com baixa fertilidade.

Brachiaria decumbens


O Brachiaria decumbens é perfeito para ser cultivado em regiões de Cerrado. Ele consegue se desenvolver até mesmo em solos ácidos, encharcados e com fertilidade baixa. Outra vantagem é a tolerância a pisoteios do rebanho. Sem falar que essa forrageira suporta pastejo intenso sem sofrer maiores impactos. Além de resistir muito bem a geadas, o capim decubens apresenta boa palatabilidade.

Brachiaria ruziziensis


O Brachiaria ruziziensis exige solos com média e alta fertilidade para um bom desenvolvimento. O clima mais propício para o cultivo dessa forrageira é o tropical, pois ela não suporta frio nem calor. Como apresenta ótima qualidade nutricional, o capim ruziziensis é próprio para animais em recria ou engorda. Esse capim é indicado para sistema integrado lavoura-pecuária e sobressemeadura graças à sua boa germinação.

Brachiarão


No Brasil, o Brachiarão é o capim mais vendido pela facilidade de adaptação a climas diversos. Trata-se de uma forrageira com raízes profundas e fortes, o que lhe permite maior resistência à seca e ao frio. Além disso, ela pode ser cultivada em solos com vários níveis de fertilidade – de baixa a alta. O Brachiarão também consegue se desenvolver bem em locais com curto fotoperíodo. Sem falar que ele apresenta alta digestibilidade e ótima palatabilidade.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Manejo de Pastagens.

Leia o artigo "Bom manejo da pastagem garante lucro ao pecuarista."

Fonte: comprerural.com

Andréa Oliveira 05-06-2019 Pastagens e Alimentação

Faça já o Download Grátis

Download brinde Alimentação de Gado de Corte

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.