Descubra como ocorre a reprodução das borboletas

A reprodução das borboletas ocorre com a liberação do feromônio pelo macho seguida do acasalamento

Descubra como ocorre a reprodução das borboletas

“Legalmente permitida, a criação de borboletas contribui com a conservação do meio ambiente. Quando as vemos em florestas, parques e jardins significa que a qualidade ambiental está propícia, já que elas sobrevivem em locais com flora rica e fontes de água cristalinas”, ressalta Osmar Salles de Figueiredo, proprietário do maior borboletário do país e professor do Curso CPT Criação de Borboletas.

Com corpo constituído de cabeça, tórax e abdômen, a borboleta apresenta órgão reprodutor localizado na região abdominal. Assim como ocorre com a maioria das aves, macho e fêmea da borboleta são diferenciados por dimorfismo sexual no tamanho (o macho é maior) e nas cores. Quanto à reprodução das borboletas, ela ocorre com a liberação do feromônio pelo macho seguida do acasalamento. Vejamos abaixo com mais detalhes:

Liberação dos feromônios


Na natureza, a borboleta macho corteja a fêmea para atraí-la para a cópula. Tudo tem início com o voo de rastreio em busca das borboletas fêmeas. Atraídas pela liberação do feromônio do macho, elas também liberam feromônios, estes detectados pelo macho até mesmo a longas distâncias. Quando isso ocorre, ele pousa em folhas e ramos para aguardar a chegada das fêmeas.

Nesse momento, a borboleta macho bate as asas, sobre a borboleta fêmea, para liberar minúsculas escamas constituídas de feromônio. O objetivo é fazer com que a fêmea se prepare para se acasalar com ele. No ápice do acasalamento, ambos permanecem unidos pelo abdome.

Como ocorre o acasalamento?


Durante a cópula, o casal de borboletas troca gametas. Em outras palavras, com a introdução do órgão reprodutor na fêmea, o macho libera seu saco espermatóforo para a fertilização dos ovos na parte interna da fêmea. Normalmente, macho e fêmea se mantêm imóveis ao se acasalarem, o que os torna alvo de predadores. Por isso, algumas espécies de borboleta se acasalam no ar.

De lagarta a borboleta


Após o acasalamento, tem início uma das fases mais incríveis: a metamorfose. Tudo começa com a liberação dos ovos pela fêmea fertilizada. De acordo com a espécie de borboleta, podem ser liberados até 10 mil ovos. Entretanto, embora sejam muitos, somente 2% deles se tornam borboletas adultas. Assim que eclodem, as larvas se alimentam dos ovos de onde saíram e se tornam crisálidas. Com o passar de 14 dias, elas se tornam lindas borboletas.

Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Criações.

Leia o artigo "Criação de borboletas."

Fonte: peritoanimal.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 15-01-2020 Pequenas Criações

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.