O que você acha de ter uma farmácia viva em casa?

Embora muitas plantas ainda não tenham conhecidos os seus princípios ativos, são utilizadas popularmente, mostrando eficácia terapêutica

O que você acha de ter uma farmácia viva em casa?

A ideia básica da farmácia viva é ter sempre ao alcance das mãos as plantas medicinais indicadas para o tratamento de sintomas e doenças mais comuns e de menor gravidade, como gripe e dor de cabeça.

Obviamente, o uso de plantas não elimina a necessidade de se procurar o médico, em caso de doença.

A farmácia viva pode, também, trazer maior segurança no uso das plantas, por causa da certeza de estar usando a planta correta e da melhor qualidade do material.

As plantas frescas, adequadamente colhidas, têm maiores teores de princípios ativos e evitam os perigos decorrentes da má conservação, como a presença de fungos, por exemplo.

Uma das formas de ter essas plantas disponíveis é cultivá-las em casa, seja na horta, no jardim ou em vasos. E, também, a implantação de hortos medicinais ou farmácias vivas em escolas e empresas tem-se tornado bastante comum.

Os objetivos da implantação da farmácia viva são a melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas, através de um tratamento constante de sua saúde, e a educação ambiental, desenvolvendo o interesse e o respeito pelo mundo das plantas.


Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 26-05-2023 Plantas Medicinais

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.