Importância dos antioxidantes para suínos e aves

Importância dos antioxidantes para suínos e aves. Para maior equilíbrio dos nutrientes no organismo de suínos e aves, uma prática bastante comum é a adição de antioxidantes na ração.

Usar antioxidantes na ração garante alimento seguro, que promove a boa saúde de suínos e aves

Importância dos antioxidantes para suínos e aves

Para maior equilíbrio dos nutrientes no organismo de suínos e aves, uma prática bastante comum é a adição de antioxidantes na ração. Além de promoverem a conservação do alimento, eles garantem que os nutrientes sejam devidamente absorvidos e transportados às células dos animais. Alguns antioxidantes são encontrados na natureza; outros, produzidos por síntese. Há também os antioxidantes fabricados por cientistas de alimentos.

Segundo a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (United States Food and Drug Administration), os antioxidantes são aditivos que aumentam a conservação dos alimentos, pois impedem a sua rápida oxidação (ou deterioração). Um dos antioxidantes mais conhecidos é a vitamina C (ácido ascórbico).

Na produção e suínos e aves, os gastos com alimentação chegam a 70%. Esse alto custo vem da necessidade de se garantir os níveis ideais de nutrientes e, assim, melhorar o desempenho produtivo dos animais. Para isso, são adicionados à ração os antioxidantes, pois ajudam no balanceamento dos nutrientes.

Além disso, o emprego de antioxidantes na ração evita problemas no organismo de suínos e aves, como irritação da mucosa intestinal. "Além de afetar diretamente o aroma, o sabor, a cor e a textura da ração, a oxidação produz substâncias tóxicas, prejudiciais aos animais", afirma Marcone Silva, gerente de nutrição animal da Camlin Fine Sciences.

Usar antioxidantes na ração garante alimento seguro, que promove a boa saúde de suínos e aves, principalmente a saúde do intestino. Na verdade, "os antioxidantes adicionados à ração são vantajosos ao produtor rural, pois retardam a deterioração da ração animal pela oxidação", asseguram os especialistas da United States Food and Drug Administration.

O bom funcionamento do intestino de suínos e aves é fator-chave para que eles atinjam a máxima performance na produção de proteína. Além disso, a boa saúde intestinal melhora a imunidade e ajuda na absorção de nutrientes. Tudo isso graças aos antioxidantes, que permitem o fornecimento de ração de qualidade ao plantel.

Conheça o Curso a Distância CPT Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate em Livro+DVD e Online.

Leia o artigo "Ração caseira para suínos - uma boa alternativa para o suinocultor".

Fontes: canalrural.uol.com.br; pubvet.com.br

Andréa Oliveira 12-09-2018 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.