Produção de melancia - dicas imperdíveis

Produção de melancia - dicas imperdíveis. Com o avanço da tecnologia agrícola, hoje é possível produzir melancia em todo território nacional, assim como ocorre no Nordeste, onde o clima é quente.

Com o avanço da tecnologia agrícola, hoje é possível produzir melancia em todo território nacional, assim como ocorre no Nordeste, onde o clima é quente

Produção de melancia - dicas imperdíveis 

A melancia é originária da África, sendo cultivada no antigo Egito há 5.000 anos. Com a expansão marítima, a fruta disseminou-se pelo mundo, mas a China se destaca por ser a maior produtora e consumidora do fruto. Atualmente, no Brasil, os principais produtores são Goiás, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul. Na verdade, onde há intensivo sistema de irrigação, é possível cultivar melancia e produzir frutos com alto padrão de qualidade.

"A irrigação em frutíferas, como melancia, fornece condições para produção de alto rendimento e boa qualidade. Além disso, permite a produção na entressafra, garante uma distribuição uniforme e melhores lucros para o produtor", afirmam Márcio Mota Ramos e Rubens Alves de Oliveira, professores do Curso a Distância CPT Irrigação em Frutíferas, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Com o avanço da tecnologia agrícola, hoje é possível produzir melancia em todo território nacional, assim como ocorre no Nordeste, onde o clima é quente. Nessa região, torna-se viável plantar melancia durante todo ano. Entretanto, os especialistas na área recomendam o plantio em períodos com baixo índice pluviométrico (de maio a setembro). Isso porque nesses meses as chances de doenças na cultura são reduzidas, já que as chuvas são menores.

Dicas de plantio

Quanto maior o espaçamento entre plantas, melhor para o cultivo de melancia, pois aumenta-se a ventilação local, o que reduz as probabilidades de pragas e doenças - além de facilitar a polinização das abelhas. Muitos fruticultores escolhem o espaçamento que melhor atende a seus objetivos - de 3x1 a 3x3. Cada cova deve ter a profundidade de 4 cm, onde são colocadas 4 sementes. É importante adubar as covas para que as melancias cresçam bem doces e saborosas. Antes de lançar as sementes, umedeça bem a terra para que elas não ressequem.

Dicas de irrigação

Muitos agricultores utilizam garrafas pet de dois litros para manter o solo umedecido sem encharcar. Basta encher as garrafas com água e fechar com a tampa furada. Em seguida, ela deve ser enterrada com o gargalo para baixo para que a planta seja irrigada aos poucos. É importante parar as regas assim que a melancia estiver quase madura - umedeça o solo somente para que a planta não murche. Em geral, a irrigação é feita da seguinte forma: até a germinação (todos os dias); até a frutificação (reduza as regas - use bastante água); até a colheita (reduza as regas - use menor volume de água).

Outras dicas:

Antes de plantar a melancia, é importante fazer a análise do solo para corrigir os elementos essenciais ao bom desenvolvimento da cultura. Outro fator de extrema importância é o tipo de solo, que deve ser arenoso e com boa drenagem. Da mesma forma, é necessário saber qual cultura foi plantada no solo antes do plantio da melancia - preferencialmente a melancia deve ser plantada em áreas de pastagem para que não haja resíduos de produtos químicos. É primordial que o fruticultor faça o monitoramento e o controle da tripes, para que a praga não atinja o plantio.

Fonte: Canal Rural.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Fruticultura.

Andréa Oliveira 23-01-2017 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.