Formação e manejo de capineiras para alimentação do gado leiteiro

Capineiras  solucionam o problema  da escassez de alimentos durante a seca

Um dos fatores mais importantes na produtividade da pecuária de leite é a alimentação do rebanho em quantidade e qualidade. Isso é um problema na época seca, quando há escassez de alimentos devido às variações climáticas das nossas estações, sendo de suma importância a suplementação do rebanho.

Um dos volumosos que pode ser utilizado pelos produtores, o capim picado servido no cocho, é uma das alternativas mais difundidas. Esse é colhido das capineiras, áreas reservadas para o cultivo de capim com o objetivo de se promover cortes periódicos. Essa forragem produzida, então, é picada e distribuída no cocho, podendo ou não ser acompanhada de concentrado, dependendo da categoria animal a ser atendida.

Apesar de ser muito difundida, a capineira nem sempre é bem utilizada. Em geral, ocorrem falhas na formação e manejo durante a condução da mesma. Essas podem se corrigidas com facilidade, já que o manejo correto não é difícil.  De acordo com o pesquisador José Henrique Bruschi "produtores que tratam bem de sua capineira podem obter até 200 t/ha de capim picado  durante o ano, o suficiente para alimentar 30 vacas leiteiras durante 180 dias"

Para apresentar as melhores técnicas de formação e manejo de capineiras, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Formação e Manejo de Capineiras com base na experiência e nas pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Gado de Leite. Leia também Como aumentar a produtividade leiteira.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Uma boa alternativa para solucionar o problema  da escassez de alimentos durante a seca é a utilização de área de capineiras. Com o manejo correto, é possível utilizar mais eficientemente esse recurso. É preciso, no entanto, relacionar a área disponível na propriedade com o número de animais a serem tratados, devendo-se manejá-la todo o ano. Não deixe de assistir o vídeo abaixo e obter uma prévia do que o curso irá abordar!

Patrícia Tristão 21-02-2011 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.