Como criar bezerras leiteiras de forma eficiente?

Melhore a criação de bezerras leiteiras: dicas práticas e eficientes para você, produtor rural

Como criar bezerras leiteiras de forma eficiente?

Segundo explicam os Professores Rosane Scatamburlo Lizieire Fajardo e Dr. Oriel Fajardo de Campos, do Curso CPT Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento, atualmente, percebe-se uma crescente automatização nos sistemas de produção, devido ao aumento dos rebanhos e à escassez de mão de obra. O método tradicional de criação, onde os animais ficam com as mães até a desmama, é comum em rebanhos leiteiros menos avançados, especialmente os compostos por vacas zebuínas, da raça Gir. Utilizado em rebanhos menos especializados e com baixa expectativa de produção, esse método é considerado mais econômico, pois requer menos mão de obra. As bezerras têm acesso suficiente ao leite e devem estar bem desenvolvidas nos primeiros meses.


O ideal seria introduzir concentrado quando a produção de leite da mãe diminuir, associado a uma pastagem de boa qualidade, preparando, mais cedo, o animal para reprodução. Esse método tradicional é aplicado em rebanhos com produção média diária inferior a dez quilogramas, em que o uso de duas ordenhas seria economicamente inviável.


Em sistemas mais intensivos e especializados, é comum confinar as bezerras em abrigos coletivos ou individuais. Os abrigos individuais, como a casinha, são populares devido à proteção contra condições climáticas adversas e à facilidade de limpeza, desinfecção e deslocamento, prevenindo doenças. As bezerras são levadas para esses abrigos entre 12 e 24 horas após o nascimento e a ingestão do colostro. Esses abrigos devem ser bem localizados, mantidos secos e com uma cama de capim ou palha, substituída regularmente.


Os alojamentos individuais são dispostos de forma a que as bezerras, ao serem transferidas para a criação conjunta, não enfrentem dificuldades de adaptação. A criação em grupo permite interações sociais naturais, mas sem controle sanitário, podendo aumentar a incidência de doenças.


Ao avaliar a transição do manejo tradicional para o racional (criação em grupo com rotina de escovação durante a alimentação), observou-se menor taxa de mortalidade e menor uso de antibióticos, com bezerros mais ativos e saudáveis. Conclui-se que mudanças simples nas instalações e no manejo podem melhorar as condições de vida dos bezerros leiteiros, beneficiando a saúde do rebanho e a taxa de sobrevivência dos animais.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!



Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por: Thiago de Faria

Thiago de Faria Ribeiro 01-12-2023 Bovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.