Conheça belas raças de cães pastores

Conheça belas raças de cães pastores. Elas estão entre as raças oficiais segundo a FCI - Federação de Cinofilia Internacional e a CBKC - Confederação Brasileira de Cinofilia.

Os cães pastores estão entre as raças oficiais segundo a FCI - Federação de Cinofilia Internacional

Conheça belas raças de cães pastores

No Brasil, existem raças de cães para as mais diversas finalidades e com inúmeras aptidões - cães de guarda, cães de caça, cães de companhia, cães-guia, além de cães pastores e boiadeiros. Estes últimos estão entre as raças oficiais segundo a FCI - Federação de Cinofilia Internacional e a CBKC - Confederação Brasileira de Cinofilia. É importante ressaltar que somente 10 grupos são reconhecidos como oficiais - classificados conforme as habilidades laborais ou o aspecto físico do cão.  

Dentre as raças oficiais de cães pastores e boiadeiros (exceto os suíços), podemos destacar: Australian Catle Dog, Border Collie, Bouvier de Flandres, Briard, Collie Pelo Longo e Curto, Komondor, Kuvasz, Old English Sheepdog, Pastor Alemão, Pastor (Belgas Groenendael, Tervueren e Malinois), Pastor de Shetland, Welsh Corgi Cardigan e Welsh Corgi Pembroke.

No grupo dos Cães Recolhedores, Levantadores e d'água, a raça de cão Golden Retriever demonstra habilidade para o pastoreio de rebanho. Por isso, é relevante classificá-la como cão pastor (ainda que não tenha essa classificação oficialmente).

Além do Golden Retriever, que tal conhecer mais 3 raças de cães de pastoreio?

Golden Retriever

O cão Golden Retriever é originário da Grã-Bretanha - do cruzamento entre a raça Retriever com a Tweed Water Spaniel. Após anos de aprimoramento, a habilidade de caçar aves aquáticas tornou-se marcante na raça. Amigável, dócil, inteligente, calmo e equilibrado, o Retrievier mostra excepcionais aptidões como cão-guia, cão de terapia e cão pastor. Em média, a expectativa de vida do Golden varia entre 10 e 13 anos.

Border Collie

O cão Border Collie é originário da Grã-Bretanha - mais especificamente, dos cães nórdicos de Rennes (Escócia) - que viveram na época das invasões vikings. O nome Border vem dos vales escoceses dos Border (região entre a Escócia e a Inglaterra). Após séculos de aprimoramento, a raça tornou-se excelente guardiã de ovelhas. Dócil, sociável, receptivo e perspicaz, o Border Collie gosta da companhia de crianças e tem como principal aptidão o pastoreio de rebanhos. Esse cão pode viver de 10 a 14 anos.

Pastor Alemão

O cão Pastor Alemão é originário da Alemanha - do cruzamento de cães pastores da Alemanha Central e da Alemanha do Sul. Extremamente obediente e sagaz, a raça foi usada por soldados na Primeira Guerra Mundial. De fácil adestramento, fiel e corajoso, o Pastor Alemão aprimorou suas aptidões e, hoje, ganha destaque como cão de salvamento, cão farejador, cão de guarda e cão para pastoreio. Em média, a raça vive de 10 a 12 anos - salvo exceções.

Pastor Belga Malinois

O cão Pastor Belga Malinois é originário do cruzamento entre cães de pelagem curta e dourada. Seu nome vem da cidade belga Malinois. A raça foi utilizada como mensageira e sentinela durante a Primeira Guerra Mundial. Além da Malinois, há mais duas raças de cão Pastor Belga com padrão oficial - a Groenendael e Tervueren. Ágil e sempre pronto a executar comandos, o Malinois é uma das melhores raças para guarda e segurança. Mas esse cão também tem sido usado como exímio pastor de rebanhos. A expectativa de vida do Pastor Belga varia entre 12 e 14 anos.

Conheça o Curso a Distância CPT Adestramento de Cães de Guarda, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online  - elaborado pelo professor Andrês Sales Coelho, Mestre em Medicina Veterinária - Universidade Federal de Viçosa, e especialista no adestramento de cães.

Fontes: Revista Globo Rural, Petbr e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 02-08-2016 Criação de Ovelhas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.