Surubim é muito apreciado e ganha, cada vez mais, mercado consumidor

Os surubins deverão ser vendidos quando atingirem um peso médio de 2 Kg, o que ocorre, geralmente, após 16 a 18 meses de engorda

 

Existem vários tipos de peixes que podem ser cultivados fora dos rios, entre eles, está o surubim, este possui características que permitem seu cultivo de forma confinada ou solta. Este peixe pertence a uma espécie nobre, sem escamas, com carne branca  e de sabor agradável e, por isso, tem grande aceitação no mercado, pois é muito apreciado pelo consumidor e vem sendo considerada uma espécie de peixe competidora com o salmão no mercado.

Existem dois tipos de surubim, o cachara e o pintado. O cachara possui a cabeça grande e achatada, tem coloração acinzentada no dorso, com feixes verticais, pintas pretas e ventre esbranquiçado. Já o surubim pintado tem coloração escura no dorso, ranhuras esbranquiçadas nas laterais, pintas na extensão do corpo e ventre claro.

Nos últimos anos, foram desenvolvidas técnicas apropriadas para criá-lo em pisciculturas, sendo que já existem empresas especializadas que se encarregam de produzir os alevinos, isto é, os filhotes de surubim que, posteriormente, serão vendidos aos piscicultores e passarão pelas etapas de recria e de engorda, até atingirem o ponto ideal para a comercialização, ou seja, quando cada peixe estiver pesando, em média, dois quilos.

Os piscicultores que desejam dar início à criação de surubim devem tomar o cuidado de fazerem uma pesquisa de mercado prévia e, caso os resultados indiquem condições favoráveis para a comercialização desse peixe, aí sim, eles devem investir na criação, pois o custo de produção do surubim ainda é alto em função dos componentes importados, utilizados na ração e cotados em dólar.

Além dessa pesquisa de mercado, os piscicultores devem levar em consideração outros fatores determinantes para o sucesso da criação. São eles: conhecimento das condições locais; quais são os tipos de tanques mais apropriados bem como suas características e técnicas de preparo; saber como escolher um bom fornecedor de alevinos e como adquiri-los; entender como deve ser feito o manejo dos peixes durante as fases de recria e de engorda; como os peixes deverão ser preparados para a comercialização. Seguidos estes critérios, o piscicultor estará pronto para o mercado de peixes surubim.

Quanto às condições locais, o piscicultor deverá levar em conta as características da água, o tipo de solo e a temperatura da água  do local onde se pretende instalar a piscicultura. Quanto aos tipos de tanque, vale lembrar que a criação de surubim envolve três fases: alevinagem, recria e engorda. A alevinagem fica por conta de empresas especializadas; já a recria e engorda, a cargo do produtor e estas poderão ser realizadas em tanques de terra ou em tanques-rede.

No que diz respeito ao processo de obtenção dos alevinos, é muito importante que o piscicultor tenha conhecimento dos critérios de aquisição, de como eles poderão ser transportados e quais são as técnicas de soltura destes nos tanques de recria.

Para a comercialização, os surubins deverão ser vendidos quando atingirem um peso médio de 2 Kg, o que ocorre, geralmente, após 16 a 18 meses de engorda. Este é o período considerado ideal pelos pesquisadores da área, pois, a partir dele, além de haver uma redução considerável na conversão alimentar, os peixes com mais de 2 Kg são os menos preferidos pelos consumidores. Os surubins poderão ser vendidos vivos, para os pesqueiros, ou abatidos, para restaurantes, supermercados entre outros.

Para obter mais informações a respeito da cria de surubins, consulte o curso Criação Comercial de Surubim, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a orientação do Médico Veterinário José Eduardo Aracena Rasguido, que aborda entre outros assuntos, temas como tipos de tanque, obtenção dos alevinos e comercialização. Leia também nosso outro artigo Produção de Surubim.



Beatriz Lazia 29-08-2012 Piscicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.