Seleção de reprodutores suínos: principais características

Como o macho cobre aproximadamente 20 fêmeas na monta natural, sua importância individual na produção de suínos é muito grande

Seleção de reprodutores suínos: principais características

O macho selecionado deve apresentar sinais de masculinidade, apresentando cabeça robusta, peito e pescoço bem desenvolvidos, e dorso bem desenvolvido; possuir comportamento sexual ativo; deve ser um bom exemplar da sua linhagem e possuir todos os caracteres que se recomendam a um bom reprodutor.

A seleção de reprodutores de excelente qualidade representa um passo decisivo para o sucesso da criação, e o seu nível só poderá ser melhorado com a aquisição de reprodutores de qualidades superiores à média do rebanho”, explica Dr. Paulo Brustolini, Professor do Curso CPT Criação de Suínos Manejo de Reprodutores e Matrizes.

Estes animais devem ser adquiridos de criações especializadas em produção de reprodutores, pertencentes a grandes empresas de melhoramento genético, ou de integrações, cooperativas, ou mesmo de criadores independentes, todas supervisionadas pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), através de suas filiadas estaduais. (Boletim técnico - No 81 - p. 1-14 – 2008 Lavras/MG Governo do Brasil).


Na seleção e aquisição de reprodutores, é necessário observar algumas características como:

Bom estado sanitário - O animal deve estar livre de doenças infectocontagiosas e não apresentar nenhuma enfermidade.

Precocidade elevada (crescimento rápido)

Boa conformação - Aprumos em boas condições são essenciais para que o macho possa realizar as cobrições com o tempo necessário para garantir grandes leitegadas. Portanto, qualquer problema de aprumos, principalmente nos posteriores, deve ser tratado de imediato para que não se agrave e não comprometa o desempenho sexual do animal. Problemas de cascos podem ser minimizados com o uso preventivo de uma solução de formol a 10%, em pedilúvio.

Boa prolificidade e produtividade

Bom desempenho - Geralmente, os testes são realizados dos 30 a 100 kg de peso vivo dos animais, e são medidas as seguintes características:

Idade aos 100 kg de peso vivo;

Ganho de peso diário (GPD);

Espessura de toucinho.


Conheça os Cursos CPT da Área Suinocultura

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 14-10-2022 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.