Beterraba - cultivo e características nutricionais

A beterraba é uma raiz tuberosa, típica de climas temperados, com alto teor de açúcares e vitaminas, o que promove benefícios para a saúde humana.

A beterraba é uma raiz tuberosa, típica de climas temperados, com alto teor de açúcares e vitaminas, o que promove benefícios para a saúde humana

Beterraba - cultivo e características nutricionais

A beterraba (Beta vulgaris) pertence à família das Quenopodiáceas. Essa raiz tuberosa se adapta muito bem a climas temperados, já que gosta de temperaturas amenas, em torno de 20º?. Por isso, seu plantio deve ser feito preferencialmente no período de abril a junho, embora ela possa ser semeada o ano todo. Quanto às cultivares mais produzidas no Brasil temos a Early Wonder, a Early Wonder Tall Top e a Wonder Precoce.

Independente do tipo de cultivar, a beterraba é um legume excelente para a saúde, com inúmeros benefícios, entre eles auxilia a visão, previne o câncer, previne derrames, fortalece o sistema imunológico e possui ação antioxidante.

Valores nutricionais em 100 g de beterraba:

Valor energético: 32.2 Kcal;

Fibra alimentar: 1,9 g;

Vitamina C: 1,2 mg;

Vitamina B1: 0,1 mg;

Potássio: 245,5 mg;

Fósforo: 30,1 mg;

Sódio: 22,8 mg;

Magnésio: 16,5 mg;

Cálcio: 15,3 mg;

Manganês: 0,2 mg;

Ferro: 0,2 mg;

Zinco: 0,4 mg.

O plantio:

O produtor rural deve proceder ao plantio de beterrabas nos meses de abril a maio para que a cultura prospere e aumente a produtividade.

O plantio pode ser feito direto no solo, ou ainda em canteiros, contanto que tenham em torno de 1,2 m de largura e 20 cm de altura.

Independente do local do plantio, o espaçamento deverá ser de 30 cm entre linhas.

A irrigação:

Quanto à irrigação da cultura de beterraba, esta deve ser por meio de aspersão, já que é um método que fornece um volume considerável de água para a beterraba.

Isso deverá ser feito durante todo o ciclo produtivo, de forma frequente, caso contrário as beterrabas se tornarão lenhosas, o que desqualifica o legume para o mercado.

A capina:

Para que a planta se desenvolva bem, sem concorrer com outras plantas, principalmente as plantas invasoras, deve-se proceder à capina manual com frequência.

A colheita:

Para ser mais aceita no mercado, a beterraba deve ser colhida quando apresentar em torno de seis centímetros de diâmetro, com peso aproximado de 150 gramas.

Isso ocorre após 60 dias do plantio, se for feita a semeadura em vez do plantio de mudas.

 Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura Orgânica, entre eles o Curso Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Andréa Rocha 16-12-2013 Piscicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.