Tipos de tanques para criação de surubim

A criação de surubim em pisciculturas é, basicamente, constituída por três etapas

A criação de surubim em tanques vem conquistando, cada vez mais, o apreço de piscicultores

surubim

A criação de surubim em pisciculturas é, basicamente, constituída por três etapas, ou seja: a alevinagem, a recria e a engorda. A etapa de alevinagem é realizada por empresas que fornecem os filhotes (alevinos). Sendo assim, o piscicultor ficará responsável pelas fases de recria e de engorda. Essas poderão ser realizadas em tanques de terra ou em tanques-rede. Daremos algumas informações a respeito desses dois tanques.

Tanques de terra

Os tanques de terra para a piscicultura nada mais são do que reservatórios de água construídos na propriedade para esta finalidade. Eles poderão ser utilizados tanto para a recria como para a engorda e deverão ser construídos em terrenos com topografia plana, para facilitar o abastecimento de água por gravidade. A utilização dos tanques de terra, requer alguns conhecimentos dos seguintes aspectos: construção dos tanques; dimensionamento; elementos de proteção e segurança; e preparação que os tanques deverão receber sempre que for receber novas remessas de peixes.

Aspectos construtivos: tanto para a recria quanto para a engorda, os tanques de terra deverão ser construídos em terreno plano, de forma que fiquem próximos uns dos outros para facilitar o manejo dos peixes e o abastecimento de água.

Dimensionamento dos tanques de terra: para dimensionar os tanques de terra é preciso determinar o número de tanques que serão necessários e a determinação da área alagada por cada tanque.

Proteção dos tanques de terra: a piscicultura é uma atividade que desperta a subtração (roubo) dos peixes, tanto por pessoas como por animais invasores. No caso do surubim, que é um peixe de custo, relativamente alto e ciclo longo, dependendo da quantidade subtraída haverá implicações com sérios prejuízos financeiros para o piscicultor. Portanto, do ponto de vista econômico, pode ser justificável fazer a instalação de dispositivos de proteção e segurança.

Preparo dos tanques de terra: após a retirada de uma remessa de peixes de um determinado tanque de terra, antes de colocar uma nova remessa, eles deverão receber um preparo adequado. Este processo tem início, fazendo-se um esvaziamento completo deste ainda no momento da despesca.

Tanques-rede

Os tanques-rede nada mais são que gaiolas de telas especiais, que são colocadas dentro de represas ou rios. No interior dessas gaiolas, os surubins são mantidos em confinamento durante o tempo necessário. Esse tipo de tanque também pode ser utilizado no período de recria dos alevinos, bem como na fase de engorda dos peixes. Portanto, são estruturas apropriadas para fazer a criação de peixes surubins em alta escala. Da mesma forma que nos tanques de terra, o sucesso da piscicultura em tanques-rede está relacionado ao entendimento dos seguintes aspectos construtivos dos tanques: redimensionamento destes; técnicas corretas de instalação dos tanques-rede nas represas; e o preparo dos tanques-rede para receber os peixes, tanto na fase de recria como na de engorda.

Aspectos construtivos dos tanques-rede: os tanques-rede são gaiolas que ficam flutuando na água presas à margem por cordas especiais.

Dimensionamento: o dimensionamento dos tanques-rede consiste em determinar o número de unidades que serão necessárias para produzir a quantidade de peixes pretendida.

Instalação dos tanques-rede na represa: a principal característica do sistema de criação de surubim em tanques-rede refere-se ao confinamento dos peixes e à alta densidade destes.

Preparo dos tanques: após a retirada de um lote de peixes de um determinado tanque-rede, tanto de recria como de engorda, ele deverá ser preparado, antes de se colocar uma nova remessa de peixes. Este preparo consiste em fazer uma limpeza das telas e também na eliminação de eventuais furos existentes nas telas.

Para maiores informações, consulte o curso Criação Comercial de Surubim, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Médico Veterinário José Eduardo Aracena Rasguido, que aborda temas como tipos de tanques, obtenção dos alevinos, criação de surubim em tanques de terra e em tanques-rede, entre outras. Leia também nosso outro artigo Surubim é muito apreciado e ganha, cada vez mais, mercado consumidor.



Beatriz Lazia 04-01-2013 Piscicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.