Siga as dicas para plantar capuchinha

Siga as dicas para plantar capuchinha. A propagação da capuchinha pode ocorrer por meio de sementes, estaquia e mudas adquiridas em viveiros de plantas ornamentais.

A propagação da capuchinha pode ocorrer por meio de sementes, estaquia e mudas adquiridas em viveiros de plantas ornamentais

Siga as dicas para plantar capuchinha

Planta com nome científico Tropaeolum majus L., a capuchinha é originária da América do Sul (Andes). No Brasil, onde é utilizada no preparo de chás e sucos, é conhecida popularmente  como agrião-do-México, flor-do-sangue e chagas. Algumas regiões a utilizam como planta ornamental, pois possui belas flores com coloração vermelha, amarela, alaranjada, creme ou rosa, além do perfume suave e delicado.

Segundo Celso Trindade e Maria Luiza Sartório, professores do Curso a Distância CPT Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, a capuchinha contém betacaroteno e vitamina C, extremamente benéfica ao organismo humano. Por tais motivos, é utilizada no tratamento de inúmeras doenças - como escorbuto, dermatites, cistite, além de problemas digestivos e inapetência.

Siga as dicas para plantar capuchinha:

Propagação e variedades mais comuns

A propagação da capuchinha pode ocorrer por meio de sementes, estaquia e mudas adquiridas em viveiros de plantas ornamentais. As variedades preferidas são as de coloração amarela e as mescladas de vermelho e amarelo.

Temperatura e incidência solar

A capuchinha é resistente à seca, mas não possui boa tolerância à geada e ao frio extremo. Quanto à incidência solar, a planta deve receber, no mínimo, quatro horas de luz direta do sol para potencializar a sua floração.

Época de plantio

 O plantio do agrião-do-México ou capuchinha pode ocorrer durante todo o ano. Entretanto, na Primavera, a planta se desenvolve mais rapidamente, além de produzir flores mais belas e viçosas.

Plantio por semeadura

Quando propagada por semeadura, a cova para receber as sementes deve apresentar 1 centímetro de profundidade. Assim que as mudas apresentarem entre quatro e seis folhas, é realizado o transplante para local definitivo.

Plantio por estaquia

No plantio por estaquia, dois terços dos ramos devem apresentar cerca de 10 a 15 centímetros de comprimento.

Espaçamento ideal

Geralmente, as medidas recomendadas variam entre 60 e 90 centímetros entre linhas e 50 e 90 centímetros entre plantas.

Solo e adubação

A flor-do-sangue ou capuchinha prefere solo leve, úmido (não encharcado) e com matéria orgânica farta. O pH deve permanecer entre 5,5 e 6. Por cova, é recomendado de 1 a 3 quilos adubo orgânico.

Época da colheita

A colheita pode começar 50 dias após o plantio. Toda a planta é colhida - desde as folhas até as flores e os frutos. Entretanto, a flor da capuchinha só pode ser colhida quando totalmente aberta. Já o fruto deve ser colhido ainda imaturo. Quanto às folhas, estas podem ser coletadas no decorrer do crescimento da planta.  

Fonte: Revista Globo Rural.

Andréa Oliveira 29-03-2017 Plantas Medicinais

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.