Consumo Alimentar Residual: cálculo da eficiência alimentar em bovinos

No cálculo do Consumo Alimentar Residual, chega-se à eficiência alimentar dos bovinos

Consumo Alimentar Residual: cálculo da eficiência alimentar dos bovinos

Cerca de 70% dos custos de produção de bovinos correspondem à alimentação. Por esse motivo, é essencial que o pecuarista saiba calcular a eficiência alimentar do rebanho. Há várias formas de realizar esse cálculo, uma das mais conhecidas entre os produtores é a CV – Conversão Alimentar. Por meio dela, é possível calcular quanto o bovino deve consumir de alimentos para ganhar 1 kg.

Entretanto, os efeitos do cálculo por Conversão Alimentar não eram favoráveis. Geralmente, o animal apresentava aumento de tamanho na fase adulta com perda de precocidade. Da mesma formao, vacas passaram a ser mais exigentes em nutrientes, além de apresentarem baixa reserva de gordura corporal, para enfrentarem a época da seca. Sem falar que vaca e bezerro apresentavam menor relação de ganho de peso por energia consumida.

Assim foi desenvolvida outra maneira de realizar o cálculo, chamada de CAR - Consumo Alimentar Residual. Por meio dele, calcula-se o que o bovino comeu (CO - Consumo Observado) e compara-se com o consumo predito (CE - Consumo Esperado). Para calcular o CO, são necessários equipamentos, que fazem a leitura do consumo de cada bovídeo por meio da conexão de brincos com cochos equipados com dispositivos eletrônicos.

Quanto ao cálculo do CE, são necessários processos complexos, que estimam quanto um bovino deve ingerir para um ganho de peso embasado em sua categoria. Na prática, se o bovino consumir 15 quilos de alimentos por dia, mas o esperado forem 12 quilos, o Consumo Alimentar Residual será de +3 quilos. Em outras palavras, ele comeu 3 quilos a mais do que estava programado. Ou seja, ocorreu uma ineficiência alimentar.

Por outro lado, se o bovídeo ingerir 10 quilos de alimentos, mas o esperado forem 12 quilos, o Consumo Alimentar Residual será de -2 quilos. Ou seja, houve eficiência alimentar, pois ele comeu menos do que foi estimado para alcançar a mesma performance. Quando comparado ao CV, o CAR é muito mais vantajoso, pois não altera o tamanho corporal dos bovinos nem aumenta as necessidades nutricionais das vacas.

Conheça o Curso a Distância CPT Nutrição de Bovinos de Corte em Livro+DVD e Online.

Leia o artigo "Nutrição de bovinos na seca - sal mineral e ureia".

Fonte: revistagloborural.globo.com

Andréa Oliveira 31-10-2018 Bovinos

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual do Gado Zebu

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.