Produção de leite aumenta com música eletrônica

A música eletrônica faz com que as vacas não se distraiam no momento da alimentação

Produção de leite aumenta com música eletrônica

Segundo Ivan Rodrigues da Silva, médico veterinário, a produtividade do gado leiteiro pode aumentar com música eletrônica. A prática faz com que as vacas não se distraiam no momento da alimentação, principalmente se houver barulho no local. Como elas aumentam a quantidade de alimento ingerido, consequentemente produzem mais leite. A música funciona como um estímulo aos animais no momento da alimentação.

O mais incrível é que as vacas reagem melhor à música eletrônica. Quando a música é lenta e calma, elas não respondem bem, ficam tristes e deprimidas. De acordo com Alex Veloso, tratador das vacas, elas estão condicionadas a dar uma resposta positiva diante da música eletrônica. Assim que a música toca, elas já sabem que é hora de se alimentar. “Quando ouvem o som, muitas se levantam imediatamente”, ressalta Alex.

Com essa técnica inusitada, as vacas produzem até 70 litros por dia. Além da música eletrônica, o médico veterinário explica que os animais melhoraram a performance produtiva devido ao conforto e bem-estar animal. Na fazenda, todos seguem o tratamento humanitário do rebanho. Além de assistência médica periódica, as vacas são bem alimentadas, vivem em um espaço confortável e tomam banho todos os dias, principalmente em épocas mais quentes.

Conheça o Curso a Distância CPT Conforto Animal para Maior Produção de Leite em Livro+DVD e Online.

Leia o artigo "Bom manejo da vaca garante qualidade do leite".

Fonte: canalrural.uol.com.br

Andréa Oliveira 28-09-2018 Bovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.